1º Encuentro Latino-Americano de PyJ, Sao Paulo 29-8-17
Warley Martins, presidente da Cobap, denuncia “manipulações para destruir a Previdência”
Cobap sedia o 1o Encontro Latino-Americano de Previdência convocado pela Federação Sindical Mundial
A Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) sediou o “1º Encontro Latino-Americano de Previdência e Resistência”, convocado pela Federação Sindical Mundial para combater o ataque à Previdência. A atividade contou com a participação de delegações de diversos países da América Latina durante a sua realização em São Paulo, na terça (29).
A COBAP conclamou a população a se somar na luta pela previdência “em busca de avanços sociais e melhoria da qualidade de vida”. Seu presidente, Warley Martins, destacou que é hora de desmascarar as “mentiras difundidas pelo FMI”. Foi com esse espirito que o presidente da entidade abriu o encontro, dizendo-se honrado por receber lideranças de diversos países assim como dirigentes de organizações paulistas e representantes de federações de São Paulo, Santa Catarina e dos Correios.
“O Fundo Monetário Internacional é o maior inimigo dos aposentados. O FMI almeja a privatização das previdências e patrocina leis que derrubam direitos e prejudicam milhões de trabalhadores”, declarou ao auditório lotado o espanhol e secretário geral da União Internacional de Sindicatos, Quim Boix. Entre as delegações estrangeiras estavam presentes representantes de países como Honduras, Argentina, Colômbia e México, que em suas intervenções relataram o funcionamento do sistema previdenciário de seus países e os ataques e ameaças que vêm sofrendo, em muitos aspectos similar ao caso brasileiro.
O encontro afirmou a necessidade de cessar com os desvios de recursos da Previdência Social, para os encargos da divida pública, ou seja, “para os detentores do grande capital”, assim como apontou para a necessidade de redirecionar os investimentos de forma a retomar o crescimento do PIB.