Aposentados fazem protesto contra reforma da Previdência em Santo André
No Dia Nacional dos Aposentados, 24 de janeiro, a categoria saiu às ruas para protestar contra a reforma da Previdência proposto pelo governo Michel Temer.
A mobilização atingiu vários pontos do país, sob a supervisão de entidades como a Central Brasileira Aposentado Pensionista Idoso (CBAPI), braço da União Sindical dos Trabalhadores (UST).
Em Santo André a caravana aportou no calçadão da Oliveira Lima, onde além de colher adesões houve uma conscientização sobre como a reforma poderá afetar a vida do cidadão.
Pela Proposta de Emenda Constitucional 287/2016, homens e mulheres só poderão se aposentar aos 65 anos, com ao menos 25 anos de contribuição.
Para receber aposentadoria integral, hoje o cálculo é feito com base no Fator Previdenciário 85/95, sancionada pelo governo Dilma Rousseff em novembro de 2015.
A nova regra prevê acabar com o Fator Previdenciário e, para obter 100% do benefício, o trabalhador terá que continuar no mercado formal após 65 anos mesmo contribuindo os 25 anos.
Na prática, será preciso trabalhar por 49 anos.
Esta proposta é a que provoca a maior polêmica, de acordo com o presidente da UST e vice da Central, Carlos Borges:
Tocador de áudio
http://www.radioabc.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Carlos-Borges-1-Re...
00:00
00:16
00:50
Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.
Quem também esteve em Santo André foi o presidente da UST do Estado do Pará, Joaquim Tavares, que considera as medidas do governo um absurdo:
Tocador de áudio
http://www.radioabc.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Joaquim-Tavares-Re...
00:00
00:18
00:27
Use as setas